Web Summit Lisboa

Tendências de Marketing para 2020

O que a Web Summit Lisboa trouxe de insights para o próximo ano na área

De 2 a 5 de Novembro aconteceu em Lisboa a Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Líderes de grandes empresas discutiram os desafios e incertezas do setor para o próximo ano.  Confira as principais tendências de marketing em 2020:

1. O mercado precisa de pessoas ágeis e proativas:

Para Fernando Machado, CMO do Burger King, o segredo será administrar o tempo, se manter ágil diante de diferentes marcas e personalidades, capacitando as pessoas certas para fazer cada trabalho e garantir que elas estejam seguindo a sua mesma visão. Proatividade será a chave para se manter no mercado.

2. A palavra da vez é CRIATIVIDADE

Com tantas opções e com o acesso cada vez mais democrático a informações, a diferenciação está na criatividade do seu time para ter uma vantagem competitiva. Jamais subestime a inteligência de seu público-alvo.

3.Entenda qual o objetivo estratégico da marca:

Saber qual o objetivo da marca com o marketing pode ser a grande sacada para que as metas da empresa sejam alcançadas. Levar para os colaboradores essas metas pode ser decisivo para se manter no mercado.

4. Interação e relacionamento:

Na era das redes sociais, torna-se cada vez mais importante manter uma relação “pessoal” com seu público. Pense em interação pessoal e como isso se relaciona com sua a marca. É muito importante ter uma conexão direta com os clientes. “Temos a sorte de ter uma base de clientes muito jovem. Eles são muito enérgicos. Portanto, para nós é fundamental organizar atividades onde eles podem testar o carro, mas talvez tenham um relacionamento pessoal com o executivo da marca, porque o mais importante para ele não é ser um número”, diz Bassi sobre a Lamborghini.

“Clientes adoram a ideia de que têm um relacionamento pessoal com a marca e sentem que realmente são alguém para a empresa”

Bato sempre na tecla que marketing digital é relacionamento. Ninguém entra nas redes sociais para comprar nada. As pessoas querem se relacionar. Esse contato pessoal da sua marca com o seu público faz toda a diferença. Aproveite essa tendência e se aproxime de seu potencial cliente.

5. Encontre seu propósito

“Apenas falar com pessoas por aí para parecer legal ou para tentar fazer parte da conversa, não funciona”, diz Bassi.

O consumidor está ligado em como a marca é responsável socialmente e como ela se relaciona com causas atuais. Encontre seu propósito e faça dele sua plataforma e viva de acordo com ela.

“Para que a marca possa ter uma causa, pense bem se essa causa faz parta do seu ecossistema”

Katia Bassi, CMO da Lamborghini

6. Crie uma comunidade

Gail Heimann acredita que plataforma é onde está o público. E é de lá que vem o retorno de vendas.

“Podemos trabalhar em conjunto com algumas plataformas para resolver problemas que eram realmente difíceis de prever e, assim, criar diálogo”

A grande sacada da Web Summit Lisboa foi mostrar que empresas tiveram um crescimento enorme por utilizar bem a tecnologia. No mundo atual é importante pensarmos também em como nos posicionarmos virtualmente, seja como pessoas ou como empresas.

Como você e sua empresa tem feito o seu marketing digital nos dias atuais? Acredita que essas tendências para o próximo ano possam ser aplicadas à sua realidade? Deixe nos comentários suas impressões.

1 comentário em “Tendências de Marketing para 2020”

  1. Pingback: Eu preciso de um site? Por quê? | Tudo sobre Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima