Eu preciso de um site? Por quê?

Como web designer e social media, a pergunta que eu mais recebo dos meus clientes é: Eu já tenho meu perfil em todas as redes sociais, por que eu preciso de um site?

A resposta parece óbvia e simples: porque seu site é seu espaço na internet, onde você controla seu conteúdo e o que você quer mostrar e não depende de um algoritmo criado por terceiros para determinar se você vai ou não aparecer. Simples né? Nem tanto.

Com o crescimento de redes como o Instagram, Facebook, Twitter, canais de vídeo no Youtube, podcasts no Spotify, entre outros, as pessoas estão cada vez menos dispostas em investir em um site para suas empresas ou produtos. Mas essas redes são muito instáveis e mudam todos os dias. Leia nosso artigo sobre as Tendências de Marketing para 2020. Vale lembrar de uma época em que todo mundo estava no Orkut e hoje em dia ele nem existe mais. Imagina se você tem toda a sua estratégia de marketing digital focada em uma rede social e, de repente, ela deixa de existir? Todos os seus contatos, clientes, produtos, fotos podem se perder para sempre.

Por isso a importância de criar um site da sua empresa e alimentá-lo com o seu conteúdo, fotos atuais e tudo o que você faz.

QUAL O SEU OBJETIVO?

Se você precisa ser encontrado por seu cliente em várias cidades, precisa criar autoridade e credibilidade, mostrar ou vender seus produtos e serviços, a criação de site é o melhor caminho para o seu negócio decolar na internet!

Em um estudo realizado com mais de 6 mil empresas brasileiras, metade não tinha ainda um site. Essas empresas diminuem muito sua participação em um mercado cada vez mais digital e perdem um grande potencial de divulgar seus serviços na internet.

QUAL SITE É O MAIS INDICADO PARA SUA EMPRESA?

Mas você precisa saber qual o tipo de site mais indicado para sua empresa. Quanto mais complexo o site, mais caro será o preço do mesmo. E talvez o seu ramo não precise de um site tão complexo, consequentemente muito mais caro.

Vamos descrever cada tipo de site a seguir para que você tenha ideia das características de cada um e possa decidir qual deles se encaixa melhor na sua necessidade real.

1.SITE INSTITUCIONAL OU EMPRESARIAL

Site institucional ou empresarial como o próprio nome diz é um site para falar da sua empresa, objetivos e metas. Você informa em detalhes seus produtos e serviços com a possibilidade do visitante lhe fazer perguntas para tirar dúvidas. Entrar em contato através de um formulário ou telefone.

Ele é basicamente um site de apresentação do seu negócio e é ideal para atingir vários mercados e cidades.

Se for um site com poucas páginas, e não houver atualização constante você pode fazer em HTML + CSS, pois ficará leve e muito rápido! Isso fará com que você não se preocupe com uma hospedagem com muitos recursos.

2.SITE GERENCIÁVEL

Um site gerenciável é um site onde o próprio cliente insere conteúdo, imagens, vídeos, cria e edita suas páginas. O cliente administra o próprio site através de um CMS.

Um CMS é um software instalado no servidor (hospedagem) e acessado através de um navegador. Ele gera as páginas de forma dinâmica, ou seja, de forma automática sem precisar de um programador. Existem diversos CMS conhecidos no mercado (Joomla, Drupal, Magento, Blogger, Wix) mas o queridinho da vez é o WordPress pela facilidade de uso e as infinitas possibilidades de configuração mesmo para quem não entende nada de código de programação.

Veja aqui algumas estatísticas sobre o WordPress.

quanto-custa-um-site-wordpress

O WordPress é o CMS mais usado, com mais de 76 milhões de sites em todo o mundo, pois é o mais fácil de manusear tanto para quem desenvolve, quanto para o cliente final que irá criar páginas e conteúdos. Os sites em WordPress além de usar o HTML com CSS usam também a linguagem PHP.

Geralmente esse tipo de site tem as mesmas características de um blog, na verdade, um site WordPress nada mais é do que um blog personalizado com características de um site.

Um site em WordPress é a forma mais usada para um site que usa blog, pois há a possibilidade de criar infinitas páginas e conteúdos sem a necessidade de ter um programador ou webdesigner.

imagem de um site onde se vê uma mulher com mãos pra cima.
Site feito pela Tudo sobre Conteúdo para a Empresa Consegue Mais

3.BLOG

Um blog é um site exclusivamente de conteúdo. É um site que tem como principal característica gerir uma grande quantidade de conteúdo, neste caso os posts (matérias).

Ideal para produtores de conteúdo de nichos específicos como moda, vida saudável, maternidade, etc. Geralmente criado através do WordPress com plugins para melhorar determinadas características, como por exemplo, deixá-lo mais rápido, ou melhorar sua posição no ranking do Google.

4.SITE ONE PAGE

Site One Page são sites que exibem todo o conteúdo em uma única página de forma bem objetiva. Geralmente possuem rolagem infinita e concentram todas as informações em uma única página. São sites extremamente rápidos, navegação simples e sem distrações.

Se você trabalha somente com um produto ou serviço esse é o site ideal para você converter seus visitantes em clientes.

Aqui na TUDO SOBRE CONTEÚDO temos valores diferenciados para criação de sites one page, confira aqui!

5.PORTAIS

Os Portais são sites que agregam uma quantidade grande de informações e notícias de diversos segmentos.

Os portais podem ainda oferecer serviços como um guia online de imóveis e veículos. Podem também oferecer uma seção específica de classificados e empregos.

imagem site Believe
Portal Believe News feito pela Agência Tudo Sobre Conteúdo

Os portais oferecem conteúdo variado em diversos segmentos. Por usar um banco de dados extenso, é um site mais pesado e necessita de um bom serviço de hospedagem. Para administrá-lo é necessário uma equipe específica formada por programadores, webdesigners e principalmente jornalistas.

6.SITE DE LOJA VIRTUAL (E-COMMERCE)

E se for um site de loja virtual? A plataforma é outra, o valor do site de loja virtual é bem mais alto por envolver uma mão de obra mais qualificada. A melhor plataforma usada na criação de um site de uma loja virtual é o Magento, que hoje é a mais popular.

Existe uma alternativa mais barata, que pode ser usada para pequenas lojas, que é o uso de plugins de e-commerce para o WordPress, funciona bem, mas é uma solução adaptada, que oferece menos recursos que o Magento.

Para quem está começando vale a pena escolher um site gerenciável através do WordPress e usar os plugins de e-commerce do que investir numa plataforma mais completa, porém mais complexa para gerenciar.

Sites responsivos: se adaptam a qualquer dispositivo.

7.SITE RESPONSIVO

Um site responsivo é um site que é acessível pelos dispositivos móveis em especial os smartphones e tablets.

Os sites que criamos na TUDO SOBRE CONTEÚDO são todos responsivos.

O site responsivo pode ser projetado especificamente para abrir em um dispositivo móvel. Hoje em dia os sites que não forem responsivos tem poucas chances de continuarem aparecendo nos resultados de busca pois grande parte dos usuários acessam a internet via smartphones e tablets.

O site responsivo se adapta em um smartphone ou tablet. Possui um layout fluido e dinâmico o que o deixa com um visual mais elegante.

Agora que você já sabe quais os tipos de sites existentes já consegue escolher qual a melhor opção para seu negócio. Se quiser saber mais sobre nossos serviços de criação de sitesCLIQUE AQUI!

No próximo post vamos falar mais sobre os valores para criar um site para seu negócio.

Enquanto aguarda, comente seus dúvidas e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Valeu! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima