estratégia de marketing

5 etapas simples para definir uma estratégia de mídia social

Você sabe como fazer uma estratégia de divulgação para as mídias sociais?

As mídias sociais são hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas para aumentar a percepção e crescimento de uma marca ou negócio. Mas para uma presença consistente e bem-sucedida é necessário uma estratégia que atenda sua audiência.

A seguir daremos a você o caminho das pedras com 5 etapas simples para definir uma estratégia de mídia social:

1. Em qual mídia seu público é mais ativo?

O primeiro passa para uma estratégia bem sucedida é a escolha do canal certo de divulgação. Nem sempre estar em todas as redes sociais significa maior alcance e engajamento, como já dissemos em outro post. Portanto antes de começar a soltar conteúdo em todas as redes sociais, primeiro faça uma análise de seu público. O Google Analytics é uma ferramenta ótima para essa análise pois você poderá descobrir dados demográficos, comportamentos e atitudes para que você construa seu conteúdo e possa adequar ao que seu cliente procura.

Dentro das próprias redes sociais você também poderá acessar as métricas e descobrir quais posts engajam mais e qual a principal característica de seu público, produzindo os próximos conteúdos de forma mais assertiva e que atenda as dores de sua audiência.

2. Avalie o conteúdo dos concorrentes.

Antes de começar a construir seu conteúdo de divulgação e marketing, faça uma pesquisa com o que já existe na área. Analise o que já foi feito e o que tem resultado. Pesquisar os concorrentes de mercado é uma forma de conseguir entender o que o público procura, o que funciona e o que não dá resultado.

Além dessa pesquisa direta ao seu concorrente, pergunte para a sua audiência através das próprias redes o que ela precisa, quais suas dúvidas, as dores, o que sente falta ou gostaria de ver publicado. As pessoas adoram participar e com certeza você aumentará as chances de publicar um conteúdo que atenda suas necessidades.

3. Adapte o conteúdo para cada canal

Não seja preguiçoso e faça um conteúdo específico para cada canal.

É comum vermos empresas produzindo um único conteúdo e publicando em todas as redes possíveis, muitas vezes com o mesmo título, o mesmo layout ou vídeo. Não faça isso. Produza um conteúdo específico com a linguagem daquele canal, mesmo que seja sobre o mesmo assunto. Uma abordagem personalizada vai permitir que os clientes tenham uma ideia real do que o conteúdo está entregando e o relacionamento entre sua empresa e o seu cliente será muito mais próximo. Compreender cada canal e diferenciar a abordagem torna sua comunicação muito mais eficiente e atrativa.

4. Estabeleça metas e objetivos.

Estabeleça metas e objetivos para cada canal específico. Se você quer aumentar o engajamento, verifique ações que possam dar esse resultado. É importante definir metas claras e mensuráveis para conseguir criar o conteúdo baseado no que você quer atingir.

5. Estude as métricas e monitore cada canal.

Não adianta estabelecer metas, criar uma série de conteúdo diferente, publicar e nunca mais voltar para ver o que aconteceu. Você precisa acompanhar de perto tudo o que está acontecendo nas suas redes para ver o que efetivamente deu resultado (e poder replicar novamente) ou o que foi um fiasco (para deixar de fazer). Só acompanhando de perto as métricas para saber qual o resultado de cada postagem.

Esses 5 passos são essenciais para garantir seu crescimento nas redes sociais. E, claro, como sempre digo, as redes sociais são um canal de relacionamento e não somente de venda, portanto relacionar-se com seu público é extremamente importante. Seguindo esses passos você pode começar de forma efetiva e ter mais chances de resultados.

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